Blog Opcode

O Opcode foi criado para trazer um grande conteúdo na área de tecnologia, abrangendo programação, eletrônica, cursos e informações relevantes sobre tecnologia.

Por que o nome Opcode?

Para entender melhor o porque do nome Opcode, temos que saber primeiro o que é Opcpde, e aí vai o primeiro conhecimento trazido por este blog.

O que é Opcode?

Opcode é a abreviação em inglês para a palavra Operation Code (Traduzindo: Código de Operação), é o Opcode que irá fazer qualquer processador funcionar, seu computador, celular tablet, televisão e tudo que hoje temos de tecnologia que traz um processador como centralizador de dados precisa dos Opcodes para funcionar.

Mas a final, o que ele faz ?

Os processadores não falam nossa linguagem, para que eles funcionem de forma correta, utilizam a linguagem de maquina, que neste caso é o sistema binário, com certeza você já ouviu falar sobre ele. O sistema binário funciona com 0 e 1, o sistema que utilizamos para fazer contas é o sistema decimal que utiliza os números de 0 a 10. Mas se você não tem conhecimento de eletrônica deve ter pensado: Mas como um processador sabe o que é 0 e o que é 1.

Zeros e uns

Bom, isso é bem simples, 0 pode ser compreendido pelo computador como 0 Volts e 1 como 5 Volts, podemos pegar uma pilha de 1,2 Volts como exemplo, se ligarmos 4 pilhas uma em cima da outra, em um polo teremos a parte negativa com 0 Volts e no outro polo teremos 4,8 Volts, quando temos uma chave de liga e desliga para ativar ou não essa tensão na pilha, podemos desligar a chave que neste caso gera um 0 e ligar a chave que gera o 1. Bem simples né?

Voltando a explicação

Mas voltando na explicação sobre de como funciona, podemos entender o opcode como se fosse um intermediário entre nossa linguagem e a linguagem de máquina, para instruirmos um processador para Somar um valor com o outro, temos que utilizar a linguagem de máquina, para efetuar essa operação em nossa linguagem, normalmente fazemos a seguinte operação:

ADD Valor1,Valor2

Ou seja, o processador irá somar valor1 + valor2

Mas ADD não esta em linguagem de máquina, esta em caracteres, como o processador entende isso ?

Neste ponto que quero chegar, o compilador do código irá traduzir a instrução ADD para o correspondente em linguagem de máquina, o Opcode é um conjunto de Zeros e Uns que irão dizer ao processador que ele deverá somar dois valores.

Comando ADD = 100 em binário

Essa pequena tabela exemplifica o comando e seu Opcode correspondente:

Tabela de Opcode

Tabela de Opcode PIC

Como Hoje em dia temos um processador em tudo que nos cerca, o nome tem tudo a ver com o tema de tecnologia, e novos conteúdo que irei trazer aqui.